Ortodontia
- Dra. Fernanda Renzetti
- 20 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2021
A ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares tratam irregularidades dentais e faciais através de aparelhos fixos e removíveis, tanto em crianças como adultos. É aconselhável que o diagnóstico seja precoce, nas primeiras trocas dos dentes decíduos (leite), não sendo um tratamento apenas para estética, mas também para funções como mastigação, deglutição, respiração e fonação.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois pode guiar a erupção dos dentes para uma posição mais favorável, preservando assim espaços para os dentes permanentes. Porem hoje, não existe limite de idade para realização do tratamento ortodôntico, ou seja, tanto adultos e quanto pessoas na terceira idade podem se beneficiar de uma melhor estética dental que possa torná-las mais felizes.
Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos ?
1) Aparelho fixo metálico: todas as peças são metálicas e necessitam do uso de borrachinhas para prender o fio ao bráquete. É indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário e tem baixo custo comparado aos outros modelos.
2) Aparelho fixo estético: Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, cerâmico (mais utilizados) e safira. Esses tipos de aparelho têm peças caracterizadas por sua cor similar à cor dos dentes, não deixando aquela famosa aparência de "sorriso metálico".
Tanto o cerâmico como o de safira são de porcelana, o de cerâmica possui uma estrutura policristalina, apresentando uma coloração mais esbranquiçada e opaca, enquanto os de safira possui estrutura monocristalina apresentando maior translucidez e maior resistência a quebras.
Ambos são imunes ao manchamento e à absorção de corantes, mas neles são utilizadas as borrachinhas que prendem o fio aos bráquetes, essas sim podem sofrer pigmentação com alimentos e bebidas escuras.
3) Aparelhos autoligados: neste tipo de aparelho, o próprio bráquete possui um dispositivo que mantem o fio preso, portanto não é necessária a borrachinha utilizada no aparelho convencional. Desta forma o atrito produzido na mecânica é menor, as forças usadas são mais leves, o conforto do paciente é maior e o tempo de tratamento geralmente é menor.
Existe tanto o autoligado metálico como o autoligado estético.
Comments