top of page

Prótese Dentária

  • Foto do escritor: Dra. Fernanda Renzetti
    Dra. Fernanda Renzetti
  • 25 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

A prótese dentária é uma solução de tratamento com a função de substituir os dentes naturais perdidos, podendo ser: removíveis ou fixas.


Removíveis


Prótese Total e Parcial Removível

Quando apresentar grande ausência dentária variando de 2 a todos os dentes da arcada, as próteses removíveis são uma solução com custo menor devolvendo função e estética.


São elas as famosas “dentaduras” e “ponte móvel” .


Parcial Removível (Ponte movel)

Esse tipo de prótese pode ser utilizado por indivíduos que possuem um número razoável de dentes remanescentes. Não há necessidade de extrair ou desgastar os dentes que ainda estão na boca. No entanto, a saúde desses dentes precisa ser levada em conta, pois eles servirão de apoio para a estrutura metálica da prótese, que, na maioria das vezes, será confeccionada com ligas de cobalto e cromo.


A prótese removível flexível é conhecida como principal alternativa as citadas anteriormente e são produzidas em resina flexível, o que tira a necessidade da utilização de grampos metálicos, estruturas presentes nas próteses tradicionais.


A tendência é que o resultado tenha aparência mais natural. A manutenção não é complexa, já que a prótese é retirada com facilidade da boca, mas vale ressaltar que é preciso realizar a limpeza após todas as refeições.


Fixas


Popularmente conhecida como “coroa”, a prótese fixa é indicada normalmente para quem perdeu a coroa natural de seus dentes, seja por presença de cáries extensas ou simplesmente por quebra, para devolver sua estética e função se faz necessária a confecção de uma prótese ao remanescente dentário (raiz do dente).


Tradicionalmente eram confeccionadas em metal com porcelana, tiveram uma grande evolução tecnológica nos últimos anos com a descoberta de novos materiais estéticos, sendo possível hoje confeccioná-las com estruturas não metálicas, caso da zircônia ou dissilicato (emax).


Sua durabilidade está ligada diretamente à técnica correta de confecção, mas depende de maneira significativa dos hábitos alimentares e de higiene.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page